Manutenção e Reparo de Motores Elétricos


1. Introdução

A competitividade imposta pelo mercado faz com que as empresas busquem cada vez mais o aperfeiçoamento dos seus negócios, a terceirização das atividades secundárias e a parceria com especialistas de seus equipamentos para garantir a confiabilidade e o aumento da produtividade com qualidade e baixo custo de manutenção.


A capacitação técnica e intelectual dos fornecedores de serviços torna-se obrigatória para criar vínculos de parceria com as empresas.


Oferecer soluções com qualidade, pró-atividade, apresentar diferenciais em relação à concorrência, são nossos principais objetivos.


2. Testes de recebimento e entrega:

A tabela abaixo mostra os testes de recebimento e entrega dos motores elétricos revisados e/ou rebobinados:


Descrição

Recebimento

Entrega

Especiais*

Ensaios Estáticos

X

X

-

Medição da resistência ôhmica do enrolamento

X

X

-

Medição da resistência de isolamento (Spot)

X

X

-

Medição do índice de polarização

-

-

X

Medição do índice de absorção

-

-

X

Ensaio de tensão aplicada

-

-

X

Ensaio de surge teste

-

-

X

Ensaios Dinâmicos

-

X

-

Corrente a vazio

X

X

-

Potência ativa (com ou sem carga)

-

-

X

Potência reativa (com ou sem carga)

-

-

X

Potência aparente (com ou sem carga)

-

-

X

Fator de potência (com ou sem carga)

-

-

X

Sentido de rotação

X

X

-

RPM

X

X

-

Ruído dos rolamentos

-

X

-

Temperatura

X

X

-

Análise vibracional conforme Norma NBR10082

X

X

-


* Ensaios Especiais realizados conforme Norma NBR 5383 e com custo adicional.

3. Equipamentos utilizados nos testes:

  • Microhmímetro marca Megabrás – modelo MPK-254
  • Integration Vibration Meter marca Bruel & Kjaer – modelo 2513
  • Tachometer marca Lutron – modelo DT-2236
  • Medidor de temperatura marca Raytek – modelo Raynger 3i
  • Analisador e registrador de grandezas elétricas (VRMS, IRMS, Hz, W, VAR, VA, FP, kWh, kVArh, KVAh, THD até 50ª ordem) marca EMBRASUL – modelo RE-6000
  • Megohmetro marca Megabrás – modelo MD-1035e
  • Testes realizados em bancada, na tensão nominal do motor e, com acionamento através de chave de partida tipo Soft-Starters e/ou Inversor de Freqüência.

4. Serviços de revisão de motores elétricos de indução:

  • Desmontagem;
  • Lavagem do estator e rotor com solventes e jato de água quente;
  • Jateamento da partes externas do motor e/ou limpeza com solupan;
  • Secagem do estator em estufa com temperatura controlada;
  • Verificação de:
    • Empeno do eixo;
    • Dimensões dos assentamentos dos rolamentos no eixo;
    • Dimensões dos assentamentos dos rolamentos nas tampas dianteira e traseira;
    • Rolamentos;
  • Montagem;
  • Testes finais (conforme tabela “Testes de Recebimento e Entrega”);
  • Acabamento e pintura conforme plano de pintura do cliente;
  • Placas de identificação do motor e de rastreabilidade do cliente originais serão mantidas;
  • Embalagem.

5. Serviços de Rebobinamento de motores elétricos de indução:

  • Desmontagem;
  • Jateamento da partes externas do motor e/ou limpeza com solupan;
  • Rebobinamento do estator conforme dados do fabricante;
  • Impregnação do estator por Imersão ou Gotejamento;
  • Secagem do estator em estufa com temperatura controlada;
  • Verificação de:
    • Empeno do eixo;
    • Dimensões dos assentamentos dos rolamentos no eixo;
    • Dimensões dos assentamentos dos rolamentos nas tampas dianteira e traseira;
    • Balanceamento do rotor;
    • Rolamentos;
  • Montagem;
  • Testes finais (conforme tabela “Testes de Recebimento e Entrega”);
  • Acabamento e pintura conforme plano de pintura do cliente;
  • Placas de identificação do motor e de rastreabilidade do cliente originais serão mantidas;
  • Embalagem.

6. Peças e materiais utilizados:

a. Materiais Isolantes
  • Isolação mínima aplicada em motores, Classe F, utilização de Polivoltherme e Nomex;
  • Cabos de saída com proteção para 200ºC – Silicone, aplicado em todos os motores independente da classe de isolação;

b. Rolamentos
  • Os rolamentos serão sempre aquecidos através de aquecedor indutivo;
  • Rolamentos SKF e NSK - Toda linha completa de rolamentos fixo de esfera para motores até .....CV (especificar) e rolamentos especiais como de rolos cilíndricos, axiais e outros, mantemos no estoque os mais utilizados.

c. Graxas
  • Bardahl Maxlub Tr. Para motores até 250 CV;
  • Exxon Inerex N-Anp-0414 para motores acima de 250 CV.

d. Partes e Peças
  • Partes e peças genuínas WEG.

e. Embalagens
  • Aplicação de embalagem plástica termo encolhível no motor, constando nesta, informação sobre nº. da Nota Fiscal, nº. do TAG e ME do motor.
  • Adaptação de Trava Eixo para motores com rolamentos de rolos e/ou a partir da carcaça Nema 444T e ABNT 280, inclusive.
  • Caso necessário, o motor será devolvido em Paletes de transporte.

f. Outros
  • Tintas e Vernizes WEG; (especificar)
  • Resina Epóxi; (especificar)
  • Fios especificar, (para 180º).

7. Logística:

Possuímos uma estrutura de transporte e apoio de veículos próprios que estarão à disposição para retirada e entrega dos motores, com equipe treinada para garantir a segurança dos equipamentos e das pessoas envolvidas neste trabalho. A coleta e devolução dos motores serão realizadas conforme necessidade e termino dos trabalhos.

8. Rastreabilidade:

Todo o reparo de motores e outros produtos são cadastrados e identificados para garantir a plena rastreabilidade dos componentes reparados, as informações técnicas de reparo e as informações de projeto do equipamento. Estes dados estão armazenados em forma física e eletrônica, permitindo a rápida intervenção em casos de reparos em emergência. É adicionada ao motor uma placa de rastreabilidade com logomarca própria e nº. de rastreabilidade, para facilitar a identificação melhorando os canais de comunicação.

9.Análise de Falhas:

Os equipamentos reparados sofrem uma inspeção criteriosa a fim de diagnosticar o motivo de sua avaria e possibilitar a intervenção no reparo e/ou no processo deste in-loco. A tabulação destes dados permitirá uma análise crítica e identificação dos potenciais de melhoria/ação corretiva.

10. Principais Vantagens:

  • Fácil acesso a informações de projetos dos motores WEG;
  • Utilizamos partes e peças originais nos reparos de motores WEG;
  • Maior confiabilidade no reparo e menor prazo de entrega;
  • Possibilidade da formação de um estoque comum;
  • Elaboração de análise de falhas;
  • Elaboração de planos de manutenção;
  • Suporte da engenharia de produto e aplicação;
  • Atuação em paradas programadas;
  • Equipe Técnica especializada e treinada;
  • Elaboração de indicadores de manutenção do cliente;
  • Fluxo bem definido de reparo

11. Fotos e aplicações:

a. Motor Trifásico 5CV 4P 220/380/440V


Após Recebimento

Identificação da

Causa da queima

Produto pronto
após pintura

Embalagem

b. Motor Trifásico 15CV 2P 220/380V


Após Recebimento

Identificação da

Causa da queima

Produto pronto
após pintura

Embalagem